sábado, 5 de setembro de 2009

Universidade Aberta do Brasil- UAB/UnB
Disciplina : Tecnologia Contemporânea 3

Prof: Christus Nóbrega
Tutora: Leci Mª C.A.Costa
Aluna: Mary Elizabeth W.Soares
Polo de Itapetininga- ArV2




Atividade5- “ Caminho das Índias”





Assisti Caminho das Índias, novela da Globo, às 20.00hs ( horário nobre), que embora eu não acompanhe é muito comentada.
Uma história onde se misturam duas culturas diferentes, com embates familiares, sociais, culturais, entre esses dois povos e dentro deles , nas suas diversidades sociais.
Mostra quadros familiares em que reina uma grande inversão de valores, onde pais e filhos convivem sem respeitar limites.
A maldade gerada pela ganância e alguns problemas sociais como a esquisofrenia tão bem mostrada pelo trabalho do ator, como pelos diálogos esclarecedores sobre a doença entre o médico e seu assistente.
O preconceito que existe até mesmo na família que se recusa aceitar a realidade, fechando os olhos como se o problema assim não existisse.
Uma novela com lindo cenário, encanta aos nossos olhos o colorido da Índia, a beleza de suas mulheres que se adornam para suas famílias,o caos de suas ruas ao nosso olhos e que eles convivem pacificamente.
Achei muito interessante o polo de divergências entre as duas culturas em relação a família. O respeito que a tradição indiana impõe com relação aos mais velhos, não que isso impeça desencontros e rebeldias, mas acontece de forma diferente. No entanto as mães de lá e de cá , estão sempre exercendo a diplomacia entre seus familiares.
Eu penso que a novela passa de forma impactante a idéia de rebeldia dos jovens, sem responsabilidade, sem limites e os pais se omitem ou até mesmo apóiam.
Acho que se fosse dirigi-la eu tentaria mostrar essa rebeldia apenas sugerindo a situação, com menos realidade, para não fazer escola.
È uma história bonita, onde há humor, frustrações, amor, sentimentos negativos, lindo figurino, além do excelente trabalho dos profissionais das novelas. Certamente promove diversão.

Nenhum comentário: